terça-feira, 16 de março de 2010

Flash Mobs - eficiência e irreverência.

Uma garota dançando freneticamente na frente do palco enquanto o resto da multidão de duzentas mil pessoas acompanha, estática, o show do Black Eyed Peas, transmitido ao vivo pelo programa da Oprah Winphrey nas ruas de Chicago. De repente um pequeno grupo se junta à mocinha; logo, outro pequeno grupo, perfeitamente sincronizado e mais outro e outro... assim por diante, num dado momento da canção, dançam as duzentas mil pessoas, uma coreografia que foi enviada por email e ensaiada individualmente por cada participante em sua própria casa. A apresentadora fica completamente pasma com o resultado.
Clique aqui pra ver o vídeo
Trata-se de um exemplo em grande escala de uma Flash Mob. Uma mobilização relâmpago, como o próprio nome revela, onde os participantes se reúnem, dão o recado, e se dispersam a seguir.
A história mundial é recheada de mobilizações, a maioria delas, de cunho político e revolucionário (como exemplo temos a tomada da bastilha, as Diretas Já e os cara-pintada).
No século XXI surgiram as Flash Mobs, livres do estigma político, carregadas de bom-humor e não menos interessantes, sob o ponto de vista de fenômeno social.
A ideia de que grupos sociais podem se organizar com velocidade e eficiência pelos meios virtuais, demonstra a grande eficácia de uma rede bem organizada em passar uma mensagem, defender um ponto de vista, gerar entretenimento e chamar a atenção.
Não deixe de conferir os links seguintes, de Flash Mobs bem interessantes.
Flash Mob em um metrô da Bélgica
Flash Mob em São Paulo
Pillow Fight Belo Horizonte - Praça da Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário